RESUMO DA HISTORIA DO SL CAMPO DE OURIQUE
-
O Pátio a Taberna, a rua, uma quinta e um pavilhão
O Sport Lisboa e Campo de Ourique, fundado em 17 de dezembro de 1938 no Pátio das sedas, numa casa particular, pelo um grupo de jovens todos benfiquistas que gostavam de jogar futebol. Durante alguns anos o clube funcionou numa taberna, até que em miados dos anos 50 abriu a sua sede própria na rua de Campo de Ourique nº244. Nos anos 60, essa sede encerrou e passados alguns meses reabriu com uma nova geração de sócios, que trouxe á direção do SLCO uma energia renovada. Desde então, o clube não parou de suscitar entusiasmos e sucessos, projetando-se através do trabalho dos seus dirigentes no bairro e na cidade de Lisboa. Ouve também, e ficou na memoria de todos um incendio devastador, onde se perderam documentos preciosos do património histórico do clube, a memoria deste espaço de solidariedade é guardada por todos.
Em 1976, os donos da quinta que existia no local da sede atual (Tv. de Campo de Ourique nº12) cederam o terreno, na condição de ali ser criado um parque infantil. Entretanto com algumas escavações e muito suor de sábado a sábado, os sócios realizaram o sonho de erguer um pavilhão, conseguindo por as paredes de pé.
Inaugurado nos anos 80 e louvado por entidades tão diversas como o presidente da câmara de então, Kruz Abecasis, o presidente da junta de freguesia de Santo Condestável (agora junta de freguesia de Campo de Ourique) e um representante da federação portuguesa das coletividades de cultura e recreio. Por este pavilhão passaram ilustres convidados como, Lenita Gentil, Fernando Maurício, Vasco Rafael, Fernanda Batista, Maria Valejo, entre outros artista que animaram, tardes e noites de convívio nas nossas instalações.
Hermínia Silva e Vasco Rafael foram os padrinhos desta ideia que todos os dias revive na satisfação dos idosos e na delicia da miudagem.
2. A Massa Associativa
Nos primeiros 30 anos de existência do clube, a massa associativa era constituída por gente muito humilde, cujas habitações não possuíam condições mínimas de higiene. Ao Domingo o clube abria ás 08 horas da manha, para as pessoas tomarem o seu banho. Além disso, era o estimulo da pratica do futebol e dos jogos de lazer que motivou e muito a aderência ao SLCO. Os sócios mais antigos lembram estes tempos da seguinte maneira, ‘’Os Sócios não tinham dinheiro e no clube as coisas eram mais baratas e sempre se entretinham’’
Entretanto nos anos 1977/1978, o clube teve mulheres na direção. Dizendo na altura os sócios que elas davam mais atenção a parte do lazer.
‘’Documento Histórico tirado de vários ‘’apanhados’’ de jornais e documentos antigos que se encontravam espalhados por toda a sede’’